>

13.6.15

Para ler e assistir: A melhores adaptações literárias para o cinema e televisão

É verdade que as adaptações cinematográficas de obras literárias ainda dividem muita opinião pois durante a leitura, muitos de nós criam um filme interior. São as impressões pessoais do que se leu, e isso pode não coincidir, o que cria um conflito natural. Mas o que não podemos negar é que essa é uma parceria e tanto, afinal quem nunca se pegou imaginando um rosto conhecido do cinema interpretando tal personagem? Isso é totalmente comum, já que são incontáveis os filmes que foram produzidos a partir de obras literárias. As primeiras adaptações remontam a muitas décadas atrás e perpassam, inclusive, o cinema nacional. A prova disso são os milhares de livros e contos que se tornaram filmes e seriados famosos…ou não. Então selecionei algumas das minhas adaptações favoritas, e outras são confesso que nunca li ou assisti mas são grande sucesso.  

Leia mais: http://br.sputniknews.com/portuguese.ruvr.ru/2014_05_01/A-magia-da-adapta-o-dos-livros-ao-cinema-0968/


As vantagens de ser invisível 


Adaptado do livro homônimo de Stephen Chbosky, As Vantagens de Ser Invisível é um daqueles filmes que você assiste e ama logo de cara. O filme (e o livro), que se tornou febre adolescente em seu ano de lançamento, é narrado por Charlie, um adolescente tímido que descreve sua vida em uma série de cartas para uma pessoa anônima. Seus textos incluíam os mais diversos momentos de sua adolescência, abordando o uso de drogas, a descoberta da sexualidade e seu envolvimento com outros adolescentes. Dirigido pelo próprio Chbosky, o filme aposta em um time de atores “fofos”, incluindo o delicado Logan Lerman, o ótimo Erza Miller e a queridinha Emma Watson.

O diabo veste Prada

É um filme de 2006, uma adaptação cinematográfica do bestseller literário de 2003 de Lauren Weisberger com o mesmo títuloAndrea Sachs (Anne Hathaway) é uma jovem que conseguiu um emprego na Runaway Magazine, a mais importante revista de moda de Nova York. Ela passa a trabalhar como assistente de Miranda Priestly (Meryl Streep), principal executiva da revista. Apesar da chance que muitos sonhariam em conseguir, logo Andrea nota que trabalhar com Miranda não é tão simples assim. O filme tem recepção favorável pela crítica profissional. Com a pontuação de 76% em base de 186 avaliações, o Rotten Tomatoes chegou ao consenso: "Um filme raro que supera a qualidade de sua nova fonte, este Diabo é um espirituoso expor de cenário de moda em Nova York, com Meryl Streep em sua melhor forma e Anne Hathaway mais do que segura".

Game of Thrones

É uma série de televisão norte-americana criada por David Benioff e D. B. Weiss para a HBO. A série é baseada na série de livros As Crônicas de Gelo e Fogo escritos por George R. R. Martin, com seu título sendo derivado do primeiro livro. Se passando nos Sete Reinos de Westeros, onde "verões duram décadas e os invernos uma vida inteira", Game of Thrones mostra as violentas lutas dinásticas entre as famílias nobres para ter o controle do Trono de Ferro de Westeros. Enquanto isso, nas regiões desconhecidas ao norte da Muralha e nos continentes ao leste, ameaças adicionais começam a surgir. Muito aguardada desde seus primeiros estágios de desenvolvimento, A serie foi muito bem recebida pela crítica especializada. Sua primeira temporada foi indicada a vários prêmios, incluindo o Primetime Emmy Award de melhor série dramática e o Globo de Ouro de melhor série-drama. Possui uma das melhores notas entre os telespectadores para séries em exibição no site IMDb. Possui 14 Emmy Awards.

Harry Potter


Harry Potter é uma série literária de aventuras fantásticas escrita pela britânica J. K. Rowling. É constituída por sete livros e, desde o lançamento do primeiro volume, Harry Potter e a Pedra Filosofal, em 1997, ganhou grande popularidade e sucesso comercial no mundo todo e deu origem a filmesvideojogos, entre outros itensGrande parte da narrativa ocorre na Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts, e foca os conflitos entre Harry Potter e o bruxo das trevas Tom Marvolo Riddle conhecido pelos bruxos como Lord Voldemort ou Você-Sabe-Quem. Ao mesmo tempo, os livros exploram temas como amizade, ambição, escolha, preconceito, coragem, crescimento, responsabilidade moral e as complexidades da vida e da morte, e acontecem num mundo mágico com suas próprias histórias, habitantes, cultura e sociedades. 

O poderoso chefão



É um filme norte-americano de 1972dirigido por Francis Ford Coppola, baseado no livro homônimo escrito por Mario Puzo. O filme conta a história da família mafiosa Corleone e foi indicado a dez Óscars e venceu nas categorias de Melhor FilmeMelhor Roteiro Adaptado (Coppola e Puzo) e Melhor Ator (Brando). Também é considerado "culturalmente, historicamente e esteticamente significante" e selecionado pela Biblioteca do Congresso para ser preservado no National Film Registry. O American Film Institute apontou como o melhor filme de gângster de todos os tempos e o segundo melhor filme da história na Lista dos melhores filmes estadunidenses.

Pretty Little Liars

Cinco amigas inseparáveis têm suas vidas mudadas para sempre quando uma delas, a líder do grupo, desaparece misteriosamente. Um ano depois, Alison ainda está sumida e ninguém sabe se ela ainda está viva. Enquanto isso, as outras quatro adolescentes passam a receber mensagens ameaçadoras de alguém que sabe de um grande segredo que elas guardam. A série americana de drama e mistério, protagonizada por Troian Bellisario, Lucy Hale, Ashley Benson, Shay Mitchell e Sasha Pieterse,  é vagamente baseada na popular série de livros de mesmo nome escritos por Sara Shepard

Senhor dos anéis


É uma trilogia de livros de alta fantasia escrita pelo escritor britânico J. R. R. Tolkien. A saga começa como sequência de um livro anterior de Tolkien, O Hobbit, e logo se desenvolve numa história muito maior. Foi escrito entre 1937 e 1949, com muitas partes criadas durante a Segunda Guerra MundialA história narra o conflito contra o mal que se alastra pela Terra-média, através da luta de várias raças - HumanosAnõesElfosEnts e Hobbits - contra Orcs, para evitar que o "Anel do Poder" volte às mãos de seu criador Sauron, o Senhor do Escuro. Partindo dos primórdios tranquilos do Condado, a história muda através da Terra-média e segue o curso da Guerra do Anel através dos olhos de seus personagens, especialmente do protagonista, Frodo Bolseiro. A história principal é seguida por seis apêndices que fornecem uma riqueza do material de fundo histórico e linguístico. 

The walking dead 


 A história foi criada e escrita por Robert Kirkman e o desenhista Tony Moore, substituído por Charlie Adlard a partir da edição número 7, mas que continuou a desenhar as capas até a edição número 24. A série narra a história de um grupo de pessoas tentando sobreviver em um mundo atingido por um apocalipse zumbi. A série não teve grandes vendas durante seu lançamento, mas ganhou grande popularidade com o tempo. Em 2006, a primeira tiragem da trigésima terceira edição da série esgotou em apenas 24 horas. Em 2010 a série ganhou o prêmio Eisner Award de Melhor série contínua, anunciado na San Diego Comic-Con.

E as grande pergunta que fica é: Você concorda que os livros são sempre melhores que os filmes? 
Espero que tenho gostado desse post! E me digam nos comentários que outras adaptações vocês gostaram muito.

6 comentários:

  1. Já assisti a grande maioria desses filmes, mas nunca li nenhum dos livros, até tenho As vantagens de ser invisivel, mas tenho um monte de livro pra ler na frente... =)

    Novo post: http://blogvintageworld.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Ainda não assistir todos, mas quero muito assistir PLL, Game of Thrones e As vantagens de ser invisível!
    Beijoos
    http://gabriela-amorim.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Quem lê um livro antes de um filme acaba criando uma expectativa enorme e não dá pra colocar num filme todos os detalhes do livro e aí vem a decepção. Eu prefiro as vezes assistir o filme e pois ler o livro e as vezes ler o livro e depois assistir o filme... é muito relativo e confuso rsrsrsrs

    ResponderExcluir
  4. Ainda não vi todos, mas gostei muito de O diabo veste Prada!
    E quero assistir PLL tb!
    Beijos!
    Blog Sobre Makes e Balanças

    ResponderExcluir
  5. O Diabo veste Prada é demais. Adoroooo HAHAHA!
    Beijos,
    #fiquerosa

    Fique Rosa

    ResponderExcluir
  6. O Diabo veste Prada é meu preferido eveeeer! Eu sou louca pra ler o livro mas ainda nao tive a oportunidade de ler.Mas o filme é incrível!

    Beijoos, Ana Carolina
    www.simplesglamour.com.br
    Instagram e Twitter: @simplesglamour

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...